Riscas… adoramos ou detestamos? – correto

Eu sei… é do conhecimento geral que as riscas podem ser perigosas de usar, sobretudo quando queremos um look que tenha aquele efeito “adelgaçante”!

Contudo, tenho de admitir que, para mim, tal simplesmente não faz sentido!! Uso-as a toda a hora em estilos variados (náutico, “breton”, etc.) e deixem que vos diga, prefiro usar riscas horizontais que verticais, independentemente da ocasião!

Desta forma, decidi fazer alguma pesquisa e encontrei provas científicas que nos podem fazer adorar ou detestar as famosas listras, dependendo de quão elegantes parecemos ao usá-las!

De acordo com Hemholtz, uma área preenchida parece mais longa do que uma área do mesmo tamanho por preencher.

Source: Coyright Berit Brogaard

Assim sendo, observa os quadrados de riscas acima que têm exatamente o mesmo tamanho, mas  com listras horizontais e verticais, respetivamente. Parecem iguais? Não – o primeiro parece mais alto e estreito do que o segundo!

Source_Copyright_Berit_Brogaard_grande
Source: copyright Berit Brogaard

Então, tudo o que precisas é saber são alguns truques que te irão ajudar a parecer mais elegante… enquanto te atraves a usar riscas horizontais!!

  • Assegura-te que a cor de base é mais escura do que a cor usada como contraste e usa-a na tua parte mais pequena. Vai ter um efeito duplamente adelgaçante.
  • Escolhe peças com riscas estreitas, nunca com mais de 4 centímetros de largura em qualquer direção, pois quanto mais larga a risca, mais larga e curta parecerá essa parte do teu corpo.
  • Usa peças cuja junção das linhas criem efeitos angulares para dar a ilusão de forma ou opta por painéis de riscas desencontradas;
  • Assegura-te que a peça listrada é mais longa que larga de modo a evitar um look quadrado e volumoso.
  • Certifica-te que o corte da peça listrada se adequa ao teu tipo de corpo, pois tal poderá fazer com que um look funcione ou não;
stripes
Source: composition made with pictures from Pinterest.com

Finalmente, experimenta diferentes peças, modelos e conjuntos, combinando de forma divertida e inesperada diferentes tendências. Verás que as riscas ou listras adicionam um charme instantaneamente a qualquer conjunto!

 

Deixar uma resposta