Por que são importantes as proporções»?

Já alguma vez te aconteceu teres uma “epifania” em relação ao estilo e tendências de moda, decidiste fazer alguma coisa para melhorares o teu estilo pessoal e… quando finalmente o fizeste, tens a sensação que tudo está errado?

É como daquela vez em que ousaste comprar aquela saia lápis preta lindíssima, combinaste-a com uma camisa de laçada e uns sapatos de salto alto. Tudo estava bem…, pelo menos em teoria!! O problema é que a imagem refletida no espelho não correspondia exatamente às tuas expetativas. Algo se parte dentro de ti e a tua motivação simplesmente desaparece!

Infelizmente, isto é algo que todas nós fazemos demasiado facilmente… esquecemo-nos quão importante são as proporções. A verdade é tal como Coco Chanel disse um dia: “Fashion is architecture: it is a matter of proportions!” ou se quisermos “A Moda é arquitetura: é uma questão de proporções!”

Assim, como as proporções são únicas para cada pessoa, é importante encontrar o equilíbrio ideal entre o teu corpo e as tuas peças de vestuário. Eu sei que pode parecer estranho, mas está provado que nós, humanos, nos sentimos mais atraídos por proporções assimétricas, do que por proporções simétricas (boring!), cores ou tecidos.

Ora, tendo isto em mente torna-se claro o papel capital das proporções no nosso sentido de estilo e estética. Deixo-vos aqui alguma informação sobre a “Regras dos Terços” que poderão usar como guia para conseguirem um look atraente que favoreça o vosso corpo e proporções de tal forma que será impossível passarem despercebidas!

  1. Olha para ti mesma, adotando uma perspetiva de terços, sendo que o 1.º terço vai da linha de ombros  à parte mais estreita do teu torso e desta até à linha das ancas. De acordo com esta regra, o teu corpo é mais atraente quando dividido em três secções e não em duas metades.
  2. Nunca uses um conjunto que te divida o corpo em metades. Ao usares peças de igual comprimento em cima e em baixo, irás criar um equilíbrio pouco atrativo e até aborrecido… Vê em baixo um exemplo!
Proportion.2.jpg
Source: www.imageconsultants.com.au

3. Em vez disso, cria conjuntos que dividam o teu corpo nas seguintes propoções:  1/3 em cima ou 2/3 em baixo (por exemplo, usando uma camisa e umas calças de cintura subida) ou 2/3 em cima e 1/3 em cima (como num vestido).

Picture5.png
Composition made witg images from Pinterest.com
Picture6.png
Compostion made with images from Pinterest.com

Eu sei que pode parecer um pouco compleco, mas a verdade é que vale a pena compreender todo o conceito por detrás desta “Regra dos Terços” pois ela faz toda a diferença!

Desta forma, em vez de criares conjuntos “à sorte”, procura aplicar esta regra de ouro, o que irá certamente tornar os teus looks mais atrativos e ajustados aos teu corpo e proporções!!

Partilha connosco as tuas tentativas e os teus sucessos! Vais ver que vale todo o teu esforço! 🙂

Comments

Deixar uma resposta